A identificação e o controle de riscos relacionados ao negócio estão entre as prioridades de gestão da Companhia, que monitora e avalia eventuais vulnerabilidades econômicas, sociais e ambientais. Em 2016 a Portonave iniciou uma ampla revisão de sua matriz de riscos e oportunidades, em um processo que envolveu Diretoria Executiva e gerências, e deu origem a planos de ação focados na eliminação ou na mitigação dos riscos.
[GRI G4-45]
Processos de auditoria
A Portonave realiza auditorias internas e externas. Internamente, a Companhia possui um Sistema de Gestão Integrado certificado conforme as normas NBR ISO 9001 e ISO 14001 (veja mais aqui). A cada ano é realizada uma auditoria externa relativa a requisitos de gestão ambiental e de qualidade, conduzida pela empresa Bureau Veritas Certification, órgão certificador acreditado pelo Inmetro. Também são realizadas regularmente auditorias específicas dos sistemas informatizados e dos processos de controle de acesso de pessoas, veículos e cargas, em função da responsabilidade da Portonave sobre o controle aduaneiro.
Os procedimentos têm ainda a função de disponibilizar informações aos órgãos intervenientes, como a Receita Federal do Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por ter entre seus acionistas uma empresa de capital aberto – a Triunfo Participações e Investimentos –, a Portonave é submetida também a auditorias contábeis trimestrais, realizadas por auditores independentes. Em 2016, a empresa responsável pela auditoria das Demonstrações Financeiras foi a Ernst & Young.
[GRI G4-33]