Perfil Corporativo

Histórico

2005
2007
2011
2013
2015
2016
Linha do Tempo
- Início da construção da Portonave.
- Início das operações, no dia 21 de outubro, com o navio MSC Uruguay.
- A Portonave é finalista, pela primeira vez, no Lloyd’s List Global Awards e recebe menção honrosa no Containerisation International Awards.
- A Portonave recebe o MSC Arbatax, maior navio em capacidade de carga (9.403 TEUs) a atracar no Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu.
- Conquista do título de Operador Portuário do Ano, concedido pelo Lloyd’s List Global Awards.
- Ampliação do Terminal Portuário, duplicando a capacidade estática do pátio, que passou para 30 mil TEUs.
- Conclusão do projeto de eletrificação dos transtêineres (veja mais aqui).
- Marca de 5 milhões de TEUs movimentados.
PREMIAÇÕES E
RECONHECIMENTOS (2016)
Certificação como Operador Econômico Autorizado (OEA)
A Portonave foi o primeiro porto do país a obter a certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA), concedida pela Receita Federal do Brasil a organizações que atendem às exigências do Comitê da Organização Mundial das Aduanas (OMA). O Terminal foi certificado na modalidade OEA-Segurança, que compreende as operações do fluxo de exportação.
Prêmio Empresa Cidadã
O projeto Nossa Praia, desenvolvido pela Portonave, foi um dos vencedores do Prêmio Empresa Cidadã 2016, realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC), na categoria Preservação Ambiental. Esse foi o terceiro prêmio conquistado pelo projeto, que já havia recebido, em 2015, o Troféu Fritz Müller, promovido pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), e o Prêmio Expressão de Ecologia, em 2016.
Prêmio Fritz Müller
Em sua 18ª edição, a premiação promovida pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) reconheceu o trabalho da Portonave. O projeto de eletrificação dos guindastes RTG do Terminal foi o vencedor na categoria Controle de Poluição Atmosférica.
Prêmio Ser Humano
Na área de gestão de pessoas, o Programa Saúde em Equilíbrio, desenvolvido pela Portonave, foi um dos vencedores do Prêmio Ser Humano 2016, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH – Seccional SC).
Certificado de Responsabilidade Social Alesc
Concedida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a certificação reconhece o esforço de organizações que se destaquem por suas políticas e práticas de responsabilidade social. Em 2016, a Portonave recebeu a certificação pelo sexto ano consecutivo.