Mensagem da Administração

Ano em que a Portonave obteve o melhor desempenho operacional de sua história, 2016 reforçou o potencial da Companhia para entregar resultados sólidos, mesmo em meio a um cenário adverso. Na contramão da crise econômica vivenciada pelo Brasil, o Terminal Portuário bateu recorde de movimentação: 910.870 TEUs[1], volume 34% superior ao alcançado em 2015. Mantivemos, assim, a liderança na operação de cargas conteinerizadas em Santa Catarina, respondendo por 55% em participação de mercado[2], e alcançamos o posto de segundo maior movimentador de contêineres do país[3], o que demonstra a consistência de nossos diferenciais competitivos.

A performance operacional teve reflexo positivo no desempenho econômico-financeiro da Companhia: a Receita Operacional Bruta atingiu R$ 485,5 milhões, um incremento de 11,5% em comparação à registrada em 2015. O lucro-base para distribuição de dividendos foi de R$ 105,7 milhões, 1,1% superior ao obtido no período anterior. O excelente desempenho da Iceport, Câmara Frigorífica da Portonave, contribuiu para esse resultado: foram movimentadas 455,9 mil toneladas no acumulado do ano, um acréscimo de 48% em relação a 2015.

Todas essas conquistas têm como base nosso compromisso de avançar com sustentabilidade, a partir de um modelo de gestão focado no equilíbrio entre crescimento econômico, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social. Ciente do papel que desempenha na região onde está inserida, a Companhia se esforçou para manter os níveis de emprego, em um momento no qual o mercado de trabalho sofria forte retração. Da mesma forma, demos continuidade a projetos socioculturais importantes para a comunidade local e seguimos com o monitoramento contínuo de nossos indicadores ambientais.

A fim de manter os investimentos previstos em nosso planejamento estratégico, nos dedicamos com afinco ao exercício de controle orçamentário, reduzindo custos e otimizando recursos, sem comprometer a operação ou interromper iniciativas relevantes para a Companhia e seus stakeholders. Nesse sentido, celebramos a conclusão de um projeto de extrema importância para a sustentabilidade: a eletrificação dos transtêineres – guindastes que fazem o movimento do contêiner do caminhão para o pátio de armazenagem e vice-versa. Com isso, os 18 transtêineres do Terminal passaram a ser alimentados por energia elétrica, e não mais por geradores a diesel. Além de reduzir custos, essa mudança na matriz energética representa um grande ganho ambiental, pois evita o consumo de combustíveis fósseis e reduz drasticamente, em cerca de 60%, as emissões atmosféricas de nossas operações, o que beneficia toda a sociedade.

Estamos certos de que todas as conquistas, não apenas as de 2016, mas dos nove anos de trajetória da Portonave, têm relação direta com a qualificação e a dedicação de nossos colaboradores. Afinal, são eles os responsáveis por fazer com que os planos da Companhia se concretizem, gerando e compartilhando valor. Portanto, seguimos empenhados em oferecer um ambiente de trabalho que propicie desenvolvimento profissional e bem-estar. Somente em 2016, foram 50,4 mil horas dedicadas ao treinamento de nossas equipes. Em outra frente, reforçamos ações focadas no bem-estar e na segurança do colaborador, com destaque para o Programa Saúde em Equilíbrio. Voltado à promoção de ações relacionadas à saúde física e mental, esse Programa inclui controle de peso, aconselhamento psicológico e gerenciamento de stress.

Cuidar das pessoas e do meio ambiente, ao mesmo tempo em que se busca a excelência operacional e a melhor performance econômico-financeira, foi a forma escolhida pela Portonave para atuar. A evolução constante da Companhia – e sua resiliência diante dos desafios que se impõem ao ambiente de negócios brasileiro – demonstra que esse caminho tem sido acertado. Em 2017, quando o Terminal Portuário completará uma década de operação, continuaremos engajados em contribuir para a retomada do crescimento do país, com base nos valores que nos conduziram até aqui. Agradecemos a todos que compartilham desses valores e, de forma direta ou indireta, colaboram para o sucesso da Portonave. 
[GRI G4-1] 

 

 

Carlo Alberto Bottarelli
Presidente do Conselho de Administração 

Osmari de Castilho Ribas
Diretor-Superintendente Administrativo

 Renê Duarte e Silva Júnior
Diretor-Superintendente Operacional