Gestão Social

Outros públicos

Fornecedores

A cadeia de fornecedores da Portonave envolve empresas produtoras de bens e prestadoras de serviço de diferentes regiões do país e, em alguns casos, do exterior.
[GRI G4-12] 

Comprometida com o desenvolvimento local, a Companhia busca contratar empresas próximas sempre que possível. Em 2016, dos R$ 71,9 milhões pagos a fornecedores, 46,1% foram destinados a empresas locais. 
[GRI G4-EC9].

 

 

Essas empresas têm sede em Santa Catarina, principalmente nos municípios de Itajaí e Navegantes. 

Ao contratar fornecedores e serviços de terceiros, a Portonave realiza um processo minucioso de avaliação. É exigida a apresentação de documentos que atestem o cumprimento de obrigações ambientais, trabalhistas, jurídicas, administrativas e de segurança do trabalho.

 

Todos os contratos firmados com fornecedores incluem cláusulas que proíbem a utilização de trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo, bem como práticas que caracterizem corrupção.

Clientes

Armadores, importadores e exportadores formam o grupo de clientes diretos da Portonave, que desenvolve estratégias comerciais focadas tanto na atração de novos contratos quanto na fidelização da carteira. Para assegurar o atendimento às expectativas desse público, a Companhia realiza semestralmente uma pesquisa de satisfação, por meio de um formulário online que avalia os serviços prestados para cada tipo de cliente.

 

Índices de satisfação (2016)

  • Armador Operacional: 90%
  • Armador Comercial: 87%
  • Exportador: 90%
  • Importador: 85%
  • Usuário da Câmara Frigorífica: 93%

[GRI - G4-PR5]

Os resultados das pesquisas, bem como as manifestações dos clientes, são encaminhadas aos gestores responsáveis para avaliação das oportunidades de melhoria. Além disso, os resultados são comunicados a todos os colaboradores, por meio de Boletim Informativo, para que se mantenham engajados no alcance da meta de satisfação. Em 2016, essa meta foi fixada em 87% — considerada a média de todos os tipos de cliente —, e superada pelo resultado atingido: 89% de satisfação.  

[GRI-G4 PR5] 

Governo

Aberta à interação com diferentes órgãos de governo, nas três esferas, a Portonave mantém uma relação ética e respeitosa com gestores públicos. Assim, mostra-se disponível ao diálogo e à cooperação em ações que contribuam para o desenvolvimento do setor portuário e da sociedade em geral.

Imprensa

A Portonave interage com veículos de comunicação, tanto gerais quanto segmentados, do Brasil e do mundo. Em 2016, foram veiculadas 1.303 notícias referentes às atividades da Portonave, em diferentes mídias – rádio, televisão, revistas, jornais e sites.

Transportadoras

Responsáveis pela entrada e saída de cargas do Terminal, empresas transportadoras e motoristas de caminhões representam stakeholders estratégicos para a Portonave, dada sua relevância para a operação. Por isso, a Companhia se mantém atenta a seus interesses, tendo na Ouvidoria o principal canal de comunicação com esse público, para esclarecimento de dúvidas e recebimento de sugestões e reclamações.