Gestão Ambiental

Políticas e práticas

As atividades da Portonave são pautadas pelo respeito ao meio ambiente e balizadas pelas diretrizes do Sistema de Gestão Integrado (SGI). Essas, por sua vez, atendem às normas ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e ISO 14001 (Gestão Ambiental), assegurando a conformidade da Companhia quanto aos aspectos legais relacionados ao meio ambiente, ao monitoramento do seu desempenho ambiental e à melhoria de seus processos, gerenciando seus impactos ambientais significativos, o que permite prevenir eventuais danos causados aos ecossistemas.
[GRI G4-14]

 

Em 2016, os investimentos em ações de prevenção, monitoramento, gestão e cumprimento de obrigações legais relacionadas ao meio ambiente somaram R$ 2,2 milhões, valor 70,5% inferior ao aplicado no ano anterior. A redução se justifica pela conclusão das obras de ampliação da área do Terminal e do projeto de eletrificação dos RTGs, atividades que implicaram maiores custos e investimentos na área. 

[GRI G4-EN31]

 

 

O desenvolvimento de programas ambientais é regido pela Política Integrada de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Companhia. 

 

Atenta ao cumprimento de suas obrigações e agindo de forma proativa, a Portonave não recebeu multas ou sanções não monetárias decorrentes de questões ambientais.
[GRI G4-EN29]

Nos demais itens desta seção (veja o menu), são detalhadas as práticas da Portonave em relação aos aspectos considerados relevantes para reporte no processo de materialidade desenvolvido pela Companhia.[1]