Governança Corporativa

Ética e integridade

Conduzir os negócios de forma ética e íntegra é uma premissa fundamental da atuação da Portonave. Para tanto, a Companhia se empenha no estabelecimento de mecanismos de controle e na conscientização de seus colaboradores, que representam a ponte de interação entre a Portonave e os demais públicos de relacionamento.

 

O Código de Conduta e Ética Empresarial da Portonave oferece as orientações relativas a comportamento pessoal e corporativo. Atualizado em 2015 e alinhado às determinações da Lei Anticorrupção (Lei n° 12.846/13), o documento tem por função minimizar conflitos éticos, ações ou omissões que eventualmente contrariem os objetivos estratégicos da organização. Aplicável a empregados próprios e terceirizados, a publicação está disponível para consulta no site da Companhia.
[GRI G4-56]

 

O Comitê de Ética da Portonave monitora o cumprimento do Código de Conduta, toma decisões sobre questões não previstas no documento e avalia as denúncias encaminhadas ao Canal de Ética.

Outro instrumento que reforça a atuação íntegra da Companhia é o Comitê de Ética da Portonave. Criado em 2015, é formado por três colaboradores, indicados pelo Conselho de Administração, entre eles um representante da Diretoria-Superintendência. O Comitê possui uma série de atribuições, relacionadas a questões como o cumprimento do Código de Conduta, a tomada de decisão sobre questões não previstas no documento e a avaliação de denúncias encaminhadas ao Canal de Ética.
[GRI G4-57]

 

Em operação desde 2015, o Canal de Ética recebe denúncias, reclamações ou qualquer manifestação referente a corrupção, discriminação, assédio, conflitos de interesses e suspeitas de fraudes, entre outras questões previstas no Código de Conduta. É direcionado a colaboradores, clientes, fornecedores ou terceiros que queiram formalizar uma ocorrência sobre conduta ética, de forma segura e responsável. As manifestações podem ser realizadas de forma anônima ou identificada, via e-mail (etica@portonave. com.br) ou telefone (0800 702 2312).
[GRI G4-57]

Até 31 de dezembro de 2016, o Canal de Ética não recebeu denúncias sobre casos de corrupção e discriminação.
[GRI G4-HR3, G4-SO5].

 

Canal de Ética

A denúncia é feita por e-mail ou telefone, de forma sigilosa ou identificada.

Uma empresa independente, que garante o sigilo das informações, recebe a denúncia, a registra e encaminha para o Comitê de Ética da Companhia.

O Comitê de Ética da Portonave analisa a denúncia, investigando sua veracidade e tomando as providências cabíveis em cada caso.